Domingo

9 Fevereiro

  • 06.30

    A Leste do Paraíso

    +12+12
    +

    O filme "A Leste do Paraíso" marca o primeiro papel de relevo de James Dean no cinema. A sua interpretação de um jovem rebelde e insatisfeito, que retomaria em "Fúria de Viver" (realizado por Nicholas Ray no mesmo ano), transformaram de imediato o actor num ícone da sua geração. "A Leste do Paraíso", adaptação ao cinema do romance de John Steinbeck, tem por cenário a América rural do início do século XX. Adam Trask (Raymond Massey) é um fazendeiro rico que vive em Salinas Valley com os seus filhos, Carl (Dean) e Aron (Richard Davalos), dois rapazes de personalidades muito diferentes. Convencido de que o pai gosta mais do irmão, Carl entra numa espiral de frustração, ciúme e insatisfação com tudo e com todos, mas acima de tudo consigo próprio. O comportamento destrutivo de Carl acabará por afectar toda a família. Esta obra-prima do cinema norte-americano recebeu diversos prémios, incluindo o de melhor filme no Festival de Cannes de 1955. Do lado da Academia de Hollywood, o filme teve apenas um Óscar, recebido por Jo Van Fleet na categoria de melhor actriz secundária.

    Ir para filme
  • 08.30

    Fúria de Viver

    +12+12
    +

    É um dos mais míticos filmes do cinema americano, e foi o filme que construiu, definitivamente, o mito de James Dean que já tinha morrido quando "Fúria de Viver" se estreou na América. Mas dizer que "é um filme de James Dean" é pouco, já que também lá estão Natalie Wood e Sal Mineo. Além do mais, em tudo "Fúria de Viver" "é um filme de Nicholas Ray" provavelmente, o mais comovente dos filmes de Ray. É no prodigioso "scope" (que o cineasta utilizava como ninguém) que está coreografada esta assombrada dança da adolescência, este encontro cósmico de três almas gémeas que querem fugir do mundo que os rodeia a América puritana dos anos 50 para construírem um mundo só deles. Não por acaso, as sequências mais marcantes deste filme passam-se no planetário de Los Angeles e numa casa abandonada de Beverly Hills.

    Ir para filme
  • 10.15

    O Gigante

    +12+12
    +

    Esta superprodução faustosa, sobre as relações e os conflitos amorosos de uma poderosa família do Texas, valeu a George Stevens o segundo Óscar para melhor realizador. Em 1951 Stevens já tinha recebido a estatueta dourada pelo filme "Um Lugar ao Sol", com Montgomery Clift, Elizabeth Taylor e Shelley Winters . Ainda assim, "O Gigante" será sempre recordado como o último filme de James Dean, que viria a falecer pouco depois da rodagem num acidente de automóvel. Como sempre, Dean é uma presença comovente e, mesmo numa personagem menos complexa que as anteriores, consegue envolver-nos na sua aura de fragilidade.

    Ir para filme
  • 13.40

    Escorpião

    +12+12
    +

    Num cenário arrepiante de espionagem e intriga internacional, Burt Lancaster e Alain Delon surgem no papel de dois adversários: um agente da C.I.A e um assassino francês contratado para o matar.

  • 15.40

    O Comboio do Inferno

    +12+12
    +

    Um comboio militar atravessa uma região inóspita do Oeste, rumo a Fort Humboldt, no território do Montana. Vários crimes ocorrem a bordo da composição ferroviária e, rapidamente, se chega à conclusão que o seu autor é um misterioso passageiro de nome John Deakin. Acontece. porém, que o indigitado criminoso é, na realidade, um agente federal. Que acabará por desmascarar o verdadeiro culpado e por apurar o motivo dos crimes cometidos...

  • 17.20

    McLintock, o Magnífico

    +12+12
    +

    Um filme clássico sobre a batalha dos sexos. Esta é a história de um cowboy com mau feitio que recebe a visita da sua esposa, que regressa ao Oeste após uma separação de dois anos. Esta refinada dama, regressa para exigir que McLintock lhe conceda o divórcio e a custódia da sua jovem filha Becky, que também acaba de regressar da universidade e não deseja voltar a viver no rancho do seu pai, entre vacas e bêbados. No entanto, a jovem Becky irá conhecer um elegante vaqueiro contratado por seu pai e por quem se apaixonará perdidamente, acabando assim por contrariar os desejos da sua mãe de abandonar o rancho. Está então montando o cenário para a batalha pela custódia. Mclintock tentará lutar pela união da sua família, ao contrário da sua esposa que continua a insistir na separação.

    Ir para filme
  • 19.35

    Os Quatro Filhos de Katie Elder

    +12+12
    +

    Quatro irmãos que se juntam num funeral decidem descobrir o assassino do pai, mas em pouco tempo passam de justiceiros a perseguidos pela justiça, com guerras de clãs pelo meio e tiroteios épicos. Western psicológico mas clássico de Henry Hathaway.

    Ir para filme
  • 21.45

    Rio Sem Regresso

    +12+12
    +

    Depois de começar uma nova vida com o filho, Matt Calder vê-se confrontado com um apostador perverso chamado Harry Weston.

  • 23.30

    Academy Awards 2020

    +12+12
    +

    Academy Awards Pre-Show (Red Carpet) 2020, Extra | Episódio 2

    A transmissão da passadeira vermelha dos Óscares (atualmente conhecida como Oscars Red Carpet Live) tem início noventa minutos antes da cerimónia de entrega dos Óscares. Esta transmissão tem lugar na passadeira vermelha nas imediações do teatro que transmitirá a cerimónia e é quase sempre apresentada por diversas personalidades dos media.

  • 01.00

    Academy Awards 2020

    +12+12
    +

    Academy Awards 2020 (Live), Extra | Episódio 1

    A 92 cerimónia dos Prémios da Academia, apresentada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, irá galardoar os melhores filmes de 2019 e terá lugar no Dolby Theatre em Hollywood, na Califórnia. A cerimónia irá realizar-se a 9 de fevereiro de 2020. Durante a cerimónia, serão apresentados os Prémios da Academia (comummente designados Óscares) em 24 categorias. A cerimónia será transmitida nos Estados Unidos pela American Broadcasting Company (ABC), sendo produzida por Donna Gigliotti e Glenn Weiss, com Weiss também no papel de realizador.

  • 04.00

    O Último Tango em Paris

    +18+18
    +

    Marlon Brando oferece-nos uma performance fascinante no papel de um homem devastado pelo suicídio da mulher que tenta afogar as suas mágoas numa relação fugaz e puramente carnal com uma estranha fascinante (Maria Schneider).