Jamestown

Jamestown

Dos produtores de ‘Downton Abbey’ e do escritor Bill Gallagher, chega ‘Jamestown’: história épica dos primeiros colonos britânicos que constroem as fundações para um Novo Mundo e para o começo do sonho americano. ‘Jamestown’ é o conto destes pioneiros à medida que estabelecem uma comunidade enquanto lutam contra a inóspita, mas magnífica paisagem selvagem.

A HISTÓRIA DOS PRIMEIROS COLONOS INGLESES NOS EUA

Ano de 1690, Virginia. Naquele que parece ser o limite do mundo está a colónia inglesa de Jamestown. A instalação quase não sobreviveu aos primeiros dez anos, mas agora encontra-se no limiar de uma nova era com a chegada do Governador, Sir. George Yeardley. Com ele traz uma carta que concede terras aos primeiros colonos homens em recompensa pela sua lealdade. Para além disso, traz também 90 mulheres as quais vão servir de “esposas” para os colonos. Transportadas por barco, estas mulheres têm o objetivo de encorajar os colonos a casar e assegurar que a colónia floresça. Deixando para trás um passado problemático ou em procura de uma nova vida, elas juntam-se à colónia com esperança de um futuro melhor. À medida que esta sociedade desenvolve, exploramos tudo o que é de bom e mau sobre a humanidade, numa paisagem selvagem e inexplorada.

QUEM É QUEM:

Jocelyn (Naomi Battrick)

Jocelyn representa a classe alta e encontra-se numa situação superior às restantes mulheres sendo, talvez, a mais astuta em Jamestown. Sofisticada, mas com uma sede de poder, ela não vai deixar o patriarcado estragar os seus planos de seguir em frente e ter um futuro melhor. A sua “língua” certeira esconde uma vulnerabilidade e um segredo que poderão ameaçar os seus objetivos. O seu marido Samuel pode ter um grande estatuto em Jamestown, mas é demasiado cuidadoso, por isso ela terá de encontrar maneiras para aumentar a sua influência na colónia através dos seus meios menos honestos.

Alice (Sophie Rundle)

Alice, uma rapariga do campo em Norfolk, não está preocupada com a chegada à sua nova e desafiante casa. Quando sofre um indiscritível ataque às mãos do seu recente marido, ela terá de procurar justiça num mundo de homens que está contra ela e contra todas as mulheres. As expectativas de Alice não são as mais felizes, mas ela encontra uma razão para seguir em frente. O seu sentido de justiça e a sua ingenuidade vão garantir-lhe o lugar certo no coração desta comunidade.

Verity (Niamh Walsh)

Verity chega a Jamestown à procura de ser salva do seu passado problemático. No entanto, quando confrontada com Meredith Rutter, o dono da taverna e seu marido prometido, ela pensa ter cometido um terrível erro ao deixar Inglaterra. Rebelde, ousada e contra as injustiças, Verity vê-se em conflito com as autoridades da cidade devido à sua personalidade. Mas rapidamente ela vê o potencial desta bela terra e apercebe-se de que, se vai fazer parte desta comunidade, ela terá de proteger as pessoas que ama.

Silas (Stuart Martin)

Silas Sharrow foi um dos primeiros colonos. Tornou-se homem nesta terra e pouco mais sabe para além de trabalhar no duro. Quando Alice chega a Jamestown, abre-se uma “ferida” na sua família e ele terá de aprender o verdadeiro significado de sacrifício. Enfrentando um amor que nunca considerava ter, Silas terá de se tornar num homem humilde e de princípios.

Henry (Max Beesley)

Henry Shallow, o marido prometido a Alice, é um dos ancestrais – os primeiros colonos a chegar a Virginia. Homem trabalhador e diligente sempre protegeu os seus irmãos mais novos através dos tempos mais complicados da história de Jamestown. Quando Henry comete um crime enorme, ele tem um confronto explosivo com o seu irmão Silas.

Samuel (Gwilym Lee)

Samuel Castell, o marido de Jocelyn, tem uma posição bastante respeitada na comunidade. Ele é admirado pela sua diligência e maneiras delicadas levando a que os habitantes mais calculistas o subestimem. Samuel fica enfeitiçado com a força de carácter de Jocelyn, mas está sempre um passo atrás. A sua falta de arrojo leva a que Jocelyn procure estímulos em outros lugares.

Meredith (Dean Lennox Kelly)

Meredith Rutter, o dono da taverna, está entre os colonos mais benevolentes que se pode encontrar. A sua linguagem bruta e embriaguez oferece o melhor entretenimento para os seus clientes regulares, mas não é para ser subestimado – há pouca coisa que passe despercebida a Rutter. Em momentos preciosos de sobriedade, Meredith encontra-se bastante afeiçoado a Verity.

Governor Yeardley (Jason Flemyng)

O governador George Yeardley, confidente do rei de Inglaterra, viaja até Jamestown para alinhar as riquezas desta colónia. Como uma força para a mudança, a sua chegada leva a que tenha alguns inimigos. Yeardley é um líder forte e justo, mas todos os homens têm um ponto fraco e, mesmo ele, não está acima de um pequeno negócio menos “limpo”. Yeardley vai estabelecer democracia para alguns, enquanto coloca outros numa vida de servidão.

Temperance (Claire Cox)

Temperance Yeardley é devota ao seu marido e a Deus. Bastante crítica para com os outros, só quando coabita com as outras mulheres da colónia é que vê a realidade da sua subordinação e se apercebe do potencial poder potencial que pode ter.

Farlow (Burn Gorman)

Farlow, o secretário, é a epítome da extravagância da época. Ele é capaz cair nas boas graças de muitos, mas é talvez o mais insensível de todos. Grandioso e vaidoso, e ao mesmo tempo reprimido, leva a que se torne numa pessoa amarga e capaz de severas vinganças.

Massinger (Tony Pitts)
Massinger é o dono das maiores plantações de Jamestown. Como homem de negócios implacável, não apresenta qualquer sensibilidade para aqueles com quem partilhou a terra durante anos. A inabalável capacidade para o rancor torna-o num perigoso inimigo.

Redwick (Steven Waddington)

Redwick, o antigo xerife poderoso da cidade, encontra-se usurpado. A sua influência torna-se impotente e à medida que a batalha pelo poder se intensifica, ele tenta levar a cabo ações mais extremas para conseguir o controlo dos seus adversários.

James (Matt Stokoe)

James Read é um homem firme nos seus princípios e profundo nas suas paixões. Ele sentiu mais a solidão desta colónia que todos os outros e acha que Alice é inebriante. Através do seu desejo de a proteger, James aprende a amar outra pessoa de uma forma incondicional. Ele é a âncora nesta cidade turbulenta, mas a sua integridade começa a enfrentar desafios à medida que a colónia se adapta à mudança do mundo.

Opechancanough (Raoul Trujillo)

Opechancanough é um influente líder tribal, assim como uma parte central do conflito e das negociações pacíficas entre os colonos ingleses e os nativos. As recentes transgressões de fronteiras e a chegada de mulheres a Jamestown torna-o desconfiado. Sempre respeitoso, procura maneiras de conseguir coabitar com os ingleses e manter a honra do seu povo e estilo de vida.

Chacrow (Kalani Queypo)

Chacrow é um destemido guerreiro Pamunkey. Ele não tem problemas em enfrentar os ingleses, mas não consegue evitar em ficar fascinado com o estilo de vida deles. Chacrow cria uma ligação com Silas e torna-se seu confidente, mas existem contrapartidas que os podem comprometer aos dois.

Christopher (Ben Starr)

O Dr. Christopher Priestly é um homem da medicina. Com uma mente progressiva, ele tenta afastar-se da politiquice da cidade. A sua natureza compassiva torna-o numa figura popular na colónia, principalmente com Jocelyn. Desesperado por alguém que aprecie a sua ingenuidade, Jocelyn delicia-se com a amabilidade e inteligência de Christopher. Mas, como bom amigo do marido de Jocelyn, Samuel, Christopher vê-se em um conflito interior.

Mercy (Patsy Ferran)

Mercy é uma alma simples e a aia da complicada Jocelyn. Desejosa de agradar e não ser derrotada, Mercy está à altura do desafio e torna-se numa pessoa indispensável para Jocelyn, assim como a sua mais próxima companheira e confidente. Mercy tenta mostrar aos que lhe são mais próximos a sua visão simples para encontrar a alegria de viver.

O QUE ELES DIZEM SOBRE ‘JAMESTOWN’:

As mulheres não tornaram só as coisas bonitas com flores e vestidos. Elas tiveram uma verdadeira contribuição” (Naomi Battrick) 

Existem algumas cenas mais duras. Mas existe também um grande equilíbrio entre a ação mais negra e grandiosas histórias de amor.” (Max Beesley)

Jamestown mostra o quão fortes os seres humanos conseguem ser quando a existência passa a ser o seu único objetivo”. (Jason Flemyng)

É lindo e arenoso e sexy e épico. Parece espetacular e as personagens são bastante ricas. Apenas tive de deixar crescer a barba e trazer um bom chapéu.” (Dean Lennox Kelly)

Estamos com estas mulheres até ao fim e a torcer por elas.” (Stuart Martin)

Queríamos captar aquela ideia do oeste, da fronteira, mas com este ângulo único sobre os ingleses originais que fizeram a jornada.” (Gareth Neame)

Usando as mulheres como noivas prometidas e principal portal para o mundo deu um grande potencial para grandes histórias humanas.” (Sue de Beauvoir)

REALIDADE vs FICÇÃO:

  1. Fundada em 1607 em Virginia, Jamestown foi a primeira colónia inglesa permanente na América, 13 anos antes de Plymouth. A colónia era uma “aventura” comercial patrocinada pela Virginia Company em Londres.
  2. Os ingleses permaneceram no território dos Powhatans, O encontro entre estes dois povos passou de uma inicial amizade para uma guerra extremamente violenta.
  3. Em 1618, o poderoso chefe Opechancanough era o governador de quase 30 tribos.
  4. Sir George Yeardley foi o governador entre 1618-1621 e, na série, desempenha um importante papel. Durante o seu governo a colónia passou por um período de rápida transformação que chegou com o boom do tabaco, com o estabelecimento de leis e com a primeira Assembleia Geral. Como vemos na série, um dos primeiros objetivos da Assembleia era regular o preço do tabaco para assegurar que pequenos produtores não fossem explorados pelos grandes donos de plantações.
  5. Um dos primeiros colonos descreveu a flora verdejante e a fauna abundante de Virginia como um “verdadeiro paraíso na terra”. Na série, há a tentativa de replicar o cenário de cortar a respiração para transmitir o sentimento dos colonos aquando a chegada à terra.
  6. Grande parte dos colonos eram trabalhadores – serventes da Virginia Company que concordaram em trabalhar durante sete anos de maneira a conseguirem conquistar o seu pedaço de terra. Num esforço para encorajar os homens a ficarem nas colónias, entre 1619 e 1621, a Virginia Company recrutou cerca de 150 “jovens, bonitas e honestas mulheres” para serem as noivas dos colonos.
  7. Para tornar a colónia rentável a Virginia Company tentou encorajar uma variedade de colheitas e bens manufaturados assim como a procura de metais preciosos e a passagem para o Pacífico através das montanhas do interior. Cinco expedições, por terra e mar foram feitas entre 1607 e 1611.
  8. O cultivo do tabaco mudou as fortunas de Jamestown. A colónia rapidamente passou do quase colapso para a prosperidade e, por causa disso, milhares de outros colonos vieram tentar a sua sorte na colónia depois de 1617. O tabaco da Virginia foi a primeira comodidade transatlântica da América Inglesa.
  9. Apesar de os colonos de Jamestown estarem a construir uma nova vida, eles também procuraram recrear algo da sociedade que deixaram para trás em Inglaterra. Como vemos na série, a Igreja e as tavernas eram parte essencial da comunidade, à medida que barcos ingleses traziam notícias de casa assim como novos colonos.

NOS BASTIDORES DE ‘JAMESTOWN’:

 

Facebook Instagram

Informação da Série